Category Archives: Comissão Regional

COMITÊ ESTADUAL DA BNCC DIVULGA NOVA DATA E CONVIDA PARA O SEMINÁRIO ESTADUAL

Convite: Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular

O Comitê Estadual de mobilização da Base Nacional Comum Curricular, através da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte e da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Goiás – Undime-Go convida a todos os professores em efetivo exercício do magistério, estudantes do Ensino Médio, profissionais vinculados à educação básica e demais interessados a se inscreverem para participar do Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será realizado nos dias 02 e 03/08 das 8 às 18 horas, no Instituto Educacional Emmanuel, localizado em Goiânia, na Avenida Cora Coralina, nº 407, Setor Sul.

Continue reading COMITÊ ESTADUAL DA BNCC DIVULGA NOVA DATA E CONVIDA PARA O SEMINÁRIO ESTADUAL

REGIONAL DE RIO VERDE RELATA PARTICIPAÇÃO ATIVA DE PROFESSORES EM CONSULTA PÚBLICA AO DOCUMENTO PRELIMINAR DA BNCC

No Trabalho Coletivo do dia 14/03/2016 realizado na da Rede Estadual todas as quarenta Regionais se mobilizaram para realizar a última ação nas escolas antes do término do prazo para a consulta pública para revisitação às contribuições ao Documento Preliminar da BNCC.

Rio Verde 1

Continue reading REGIONAL DE RIO VERDE RELATA PARTICIPAÇÃO ATIVA DE PROFESSORES EM CONSULTA PÚBLICA AO DOCUMENTO PRELIMINAR DA BNCC

GOIÁS REALIZA ÚLTIMA AÇÃO NAS UNIDADES ESCOLARES ANTES DO TÉRMINO DO PRAZO PARA INCLUIR CONTRIBUIÇÕES

No dia 15 de Março, encerrará o prazo para Consulta Pública com vista a revisitar as contribuições ao Documento Preliminar da BNCC junto ao Portal do MEC. Sendo assim,  cada Comissão Regional, por meio do apoio dos Tutores escolares, realizará durante o Trabalho Coletivo do dia 14/03/2016 nova ação conjunta entre professores organizados por Área de Conhecimento, a fim de garantir que suas contribuições por meio de justificativas sejam consideradas.

Continue reading GOIÁS REALIZA ÚLTIMA AÇÃO NAS UNIDADES ESCOLARES ANTES DO TÉRMINO DO PRAZO PARA INCLUIR CONTRIBUIÇÕES

REGIONAL DE INHUMAS REALIZOU DIA D COM EXPRESSIVA PARTICIPAÇÃO DE AGENTES JOVENS

12038839_1668984243343196_7252995074865445625_o

No quadro de envios de relatórios sobre o dia D da BNCC em Goiás encontra-se o trabalho realizado pela Regional de Inhumas que registrou de 724 professores, 116 funcionários administrativos, 177 representantes de pais e 250 alunos na mobilização para o estudo e análise do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular.

Realizado na cidade de Inhumas-GO, o evento aconteceu, como nas demais Regionais, no dia 24 de novembro de 2015. Como aspecto positivo ressaltou-se o envolvimento e participação dos Agentes Jovens na discussão e a facilidade encontrada pelos grupos para acessar o Portal da BNCC na maioria das escolas.

Na ocasião foram vislumbrados os possíveis ganhos que a educação terá com a implantação do documento da BNCC para a possibilidade de equalizar os desníveis de conteúdos entre estados e municípios. A Regional sugere que o Currículo Referência do Estado de Goiás seja levado em consideração ao fazerem-se as análises do documento preliminar em discussão, por acreditar que a coerência entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos existente naquele, possam contribuir consideravelmente na construção deste.

celular bia 1699 (1)

Profissionais da Rede de Atendimento à Inclusão se reúnem para analisar a BNCC

IMG_20151211_083106347

A Regional de Goiás reuniu no dia 11/12/2015 no Auditório do CEPI Alcide Jubé – Cidade de Goiás, profissionais da Rede de atendimento à Inclusão para analisar o documento preliminar da BNCC referente à Educação Especial.
Para analisar o documento o grupo de participantes envolvendo profissionais das redes estadual e municipal de Buriti de Goiás e Mozarlândia foi divido de acordo com sua equipe de atendimento: Professores de Apoio, Intérpretes da língua de sinais (LIBRAS) e Professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Em relatório enviado à Coordenação Estadual após o referido encontro, a Regional relata que segundo a análise feita, os profissionais verificaram que o documento preliminar não contempla as conquistas já alcançadas pelo estado de Goiás no que concerne a Educação Especial. A equipe esclarece, por exemplo, que o papel do Professor de Apoio deve superar ações meramente técnicas, e o que já vem sendo feito no Estado de Goiás envolve toda a construção do conhecimento e/ou ganhos cognitivos com os alunos atendidos, inclusive um trabalho incluindo a flexibilização curricular.

 

Com o exemplo deste encontro em Goiás, é possível perceber o quanto todo o trabalho já desenvolvido pelo estado na construção de um currículo contribui para a atuação de profissionais da educação, inclusive na Educação Especial, e possibilita ao professorado condições de contribuir significativamente na construção de uma Base Nacional Comum Curricular. É o Brasil dando um grande passo na área da educação, é o estado de Goiás contribuindo para promover a equidade com qualidade no ensino!

IMG_20151211_083411488  IMG_20151211_083639200_HDR