1ª REUNIÃO COMITÊ ESTADUAL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

20151021_143038

Com a responsabilidade e objetivo de mobiliar as discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Goiás, o Comitê Estadual se reuniu pela primeira vez no dia 21 de outubro de 2015 na sala de reuniões Plena do Conselho Estadual de Educação, para tratar da seguinte pauta: 1. Apresentar os representantes de cada órgão que compõe o Comitê Estadual da BNCC; 2. Eleger Presidente e Secretário do Comitê Estadual; 3. Apontar as atribuições do Comitê Estadual; 4. Apresentar o plano de trabalho para a discussão do Documento Preliminar da BNCC em Goiás.

A referida reunião teve como presentes, Profª Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira (Secretária Estadual de Educação, Cultura e Esporte), Prof. Wisley João Pereira (SEDUCE), Profª Maria Rachel Leone Furtado (SEPE), Prof. Marcos Elias Moreira (CEE/GO), Prof. Ademar Amorim Júnior (SINEPE), Profª Maria Euzébia de Lima (SINTEGO), Prof. Elcivan Gonçalves França (UNCME), Profª Geovana Reis (UFG), Profª Agustina Rosa Echeverria (UFG), Profª Simônia Peres da Silva (IF Goiano), Profª Luciana Barbosa Candido Carniello (UNDIME), Prof. Roni Ederson Krause de Oliveira (IFG), Profª Rousejanny da Silva Ferreira (IFG), Profª Ana Cristina de Souza (UEG), Prof. Renato Barros de Almeida (PUC), Prof. Leandro Viana de Almeida (SBPC), Profª Regina Ster de Moraes (SEMESG), Profª Ivone Garcia Barbosa (Fórum Goiano de Educação Infantil), Profª Nancy Nonato de Lima Alves (Fórum Goiano de Educação Infantil), Profª Telma Aparecida Teles Martins Silveira (Fórum Goiano de Educação Infantil), Prof. Valciano Lisboa Cartaxo (SESI/SENAI), Nara Núbia Alves da Costa (SESI/SENAI), Profª Luzélia Alves de Oliveira (SENAC), Profª Lélia do Carmo Medeiros de Freitas Almeida (SESC),

Neste encontro foi destacada a importância de uma atuação articulada deste comitê em torno das discussões, por isso a força da representatividade de várias entidades que estão devidamente representadas. Neste sentido, ficou acordado que a UNDIME irá disponibilizar a participação das escolas municipais, a SEDUCE as estaduais, o SEPE e o SINEPE as particulares, e o Conselho Estadual de Educação estará à disposição para eventuais discussões.

Após um breve relato de como foi montada toda a estrutura de estudo do documento da BNCC, foram ressaltadas e discutidas outras questões: o vídeo tutorial que foi produzido conduzindo em um passo a passo o usuário a conhecer a BNCC, a formação dos Grupos de Trabalho e o objetivo dos trabalhos desenvolvidos pelos mesmos, propostas como as do SENAC de eixos tecnológicos que poderiam ser usados nas discussões da BNCC, os desafios como mobilização das redes para que entrem no debate da BNCC, o uso do sistema que será utilizado, principalmente no que diz respeito a efetividade e incorporação das mesmas no sistema, e por fim, questões relacionadas ao tempo, para que todas as contribuições das unidades escolares e das e regionais sejam realmente possíveis a partir de uma discussão aprofundada  e efetivadas na contribuição ao documento preliminar da BNCC.

Ao final, foram escolhidos, a partir de votação, os cargos principais para coordenação dos trabalhos do Comitê, são eles: Presidente do Comitê Estadual o Prof. Wisley João Pereira (SEDUCE), como Suplente o Prof. Elcivan Gonçalves França (UNCME), como Secretária a Profª Virgínia Maria Pereira de Melo (UNDIME), e como sua Suplente a Prof. Geovana Reis (UFG). Após a eleição ficaram acertadas como principais demandas o envio dos documentos orientadores e a listagem das Comissões Regionais.

20151021_143029 20151021_143122