DIA D NA REGIONAL DE SILVÂNIA MOBILIZA PÓLOS DE DISCUSSÃO

IMG_2678

No dia 24/11/2015, a Regional de Silvânia mobilizou quatro pólos de discussão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular, que se reuniram nos seguintes locais: Colégio Estadual Salim Afiune e Escola Estadual Geralda Luzia Vecce, no município de Leopoldo de Bulhões, no Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado, no município de São Miguel do Passa Quatro, no Instituto Auxiliadora,IMG_2673Escola Municipal Geraldo Napoleão de Sousa, no município de Silvânia e no Colégio Estadual Jandira Bretas Quinan, no Colégio Estadual Armindo Gomes e na Escola Estadual Zenaide Campo Roriz,no município de Vianópolis. Em todas elas, estiveram reunidos professores das redes estadual, municipal e particular, da Educação Infantil, do 1º ao 5º do Ensino Fundamental I, 6º ao 9º do Ensino Fundamental II e 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

As discussões em todos os pólos foram planejadas de forma a reunir por sala discussões que envolvessem as áreas de conhecimento de todas as etapas de ensino. Em cada sala um coordenador que foi previamente definido após passar por uma oficina de treinamento, de acordo com a logística e planejamento específico da regional. Em cada sala ocorreu a leitura dos seguintes textos: Apresentando a Base, Princípios Orientadores da BNCC, Documentos preliminares à BNCC – Princípios, formas de organização e conteúdo, Textos introdutórios de área do conhecimento e Texto introdutório do componente curricular.

Posteriormente, os participantes foram divididos por componente curricular e em cada grupo fizeram a leitura, discussão e sistematização dos Objetivos de aprendizagem. Finalizando com a produção de um relatório de cada componente curricular e com uma avaliação deste dia de debates e estudo. Foram ressaltados pontos bastante positivos como o engajamento, interesse e disposição em realizar a discussão e participação de maneira concreta, em forma de sugestões, na construção do documento final da BNCC.

A Regional de Silvânia, a partir de um trabalho de equipe articulado e planejamento prévio, promoveu um dia de debates com compromisso de modo a envolver todos os participantes de forma democrática e coletiva.

IMG_2671