DISCUSSÃO DA BNCC EM GOIÁS: REGIONAL DE QUIRINÓPOLIS REALIZA AÇÕES COM APOIO DE DIVERSOS SEGMENTOS LIGADOS À EDUCAÇÃO

Foto JK

Referente às ações para a análise e discussão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Comissão de Quirinópolis realizou atividades entre os meses de outubro e novembro de 2015 que envolveram a participação e apoio de diversos setores ligados à educação.

Composta por 30 membros, a Comissão obteve a representatividade da Subsecretaria Regional de Educação de Quirinópolis; Secretarias Municipais de: Gouvelândia, Inaciolândia, Cachoeira Alta, Paranaiguara, Aparecida do Rio Doce, Quirinópolis e São Simão; SENAI; SENAC; Sindicato dos Trabalhadores da Educação; Cooperativa de Ensino de Quirinópolis e Unversidade Estadual de Goiás e Conselhos Municipais de Educação.

As ações realizadas sob a direção da Comissão envolveram a criação de ciclos de debates, momentos de estudos e análise do documento, contribuições individuais e por instituições. Segundo o que a Comissão registrou em relatório enviado à Coordenação Estadual da BNCC em Goiás, as discussões foram profícuas, pois os profissionais da educação demonstraram muito interesse em analisar os conhecimentos e habilidades essenciais postos no documento preliminar. Registrou-se também o fato de todas as Unidades Escolares (UEs) da Rede Estadual  terem sido cadastradas no Portal da BNCC. Houve uma parada, intitulada como dia D, para a discussão do documento nas UEs da Rede Estadual no dia 24/11 e nos municípios algumas o fizeram no dia 28/11.

Além dos fatores já mencionados, a participação de pais e alunos das UEs e escolas profissionalizantes da região caracterizam como excelente o processo de mobilização da Regional na qual, segundo ressalta a Comissão, houve um percentual de mais de 80% de participação dos segmentos envolvidos com a educação.