REGIONAL DE ANÁPOLIS REGISTRA MAIS DE 2000 PARTICIPANTES NO DIA D EM GOIÁS

No dia 24/11/2015 se reuniram em Anápolis diretores, coordenadores, professores, tutores pedagógicos, pais e alunos das cidades que compõem esta regional somando 83 Unidades Escolares Estaduais (1902 participantes) e 17 Unidades Escolares Municipais (286 participantes) com um total de 2.188 participantes.

Em relatório enviado à Coordenação Estadual da BNCC em Goiás a Regional de Anápolis ressaltou a importância do Evento do Dia D como oportunidade para propiciar uma melhor interação entre seus professores e a troca de opiniões para uma consolidação que atenda as necessidades dos educandos de todo o país. Igualmente foi registrada a presença efetiva de professores engajados no estudo e análise do documento da BNCC que demonstraram valorizar a possibilidade de poder discutir/contribuir para a definição de uma base essencial que norteará o ensino no Brasil. Além do mais os participantes classificaram a Plataforma da BNCC para as contribuições como muito eficiente.

Como pontos a serem superados no processo de contribuição a Regional relata as dificuldades encontradas no cadastro de escolas e professores no Portal da BNCC, difícil acesso à internet e número insuficiente de computadores para atender a todos, também foi colocado o fato de alguns professores ainda não estarem cadastrados até a data do evento.

Identificando a dificuldade de reunir todos os professores das unidades escolares para discutir o documento preliminar foi sugerido que um fórum de discussões pudesse ser aberto no Portal da BNCC em função disso. Além disso a Regional sugere que o documento possa ser revisto no período de planejamento escolar do ano que vem, para que possam assim ter mais tempo, mais ideias e uma melhor participação na análise e contribuição por parte dos profissionais da educação, que sentiram não ser este o melhor momento para que esta discussão seja feita, justamente por se tratar de uma época de encerramento de ano letivo.