REGIONAL DE CERES SE PREPARA PARA O DIA D (24/11)

No dia 05 de novembro de 2015 a Comissão Regional de Ceres realizou um grande encontro que reuniu professores, coordenadores e gestores de Unidades Escolares das redes estadual, municipal e privada bem como Técnicos Pedagógicos e representantes do Sindicato dos trabalhadores em educação de Goiás (SINTEGO).

Na oportunidade a referida Comissão teve por objetivo principal dar continuidade ao processo de contribuição para efetivação do documento da Base Nacional Comum Curricular com a estratégia de reunir os participantes em dois locais: Colégio Estadual João XXIII e Colégio Estadual Hélio Veloso, em Ceres. Os participantes foram divididos em dezenove salas, por área de conhecimento, no período matutino. Participaram quatrocentos e cinquenta professores, sob a responsabilidade de um professor orientador previamente indicado para ação. A dinâmica trabalhada foi a divisão em pequenos grupos, que de posse das contribuições advindas de suas escolas, faziam suas contribuições incidindo sobre o documento preliminar nos pontos em que poderia ser melhorado.

O referido encontro se aproxima muito do que a Coordenação Estadual espera que seja feito no dia 24 de novembro por todas as Comissões Regionais, denominado Dia D. A proposta é para que todas as unidades escolares se dediquem ao estudo e elaboração de contribuições para o documento preliminar da BNCC, com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem (professores, estudantes, grupo gestor, pais ou responsáveis, servidores técnico – administrativos e comunidade escolar).

É interessante ressaltar que outras ações realizadas anteriormente pela Comissão de Ceres colaboram para o andamento do processo de contribuição com o documento preliminar em Goiás. A Comissão informa que além da discussão no Trabalho Coletivo do dia 20 de outubro nas escolas estaduais, a Secretaria Municipal de Uruana promoveu um encontro entre as redes municipal e estadual para o estudo do documento preliminar disponibilizado no Portal Nacional da BNCC.